Recentes

30 de junho de 2012


Espiritualidade de Irmã Dulce

Olhando para a vida de Irmã Dulce e o seu testemunho de cristã, manifestado no amor que ela demonstrou aos pobres e mais necessitados, nos perguntamos onde esta mulher tão frágil encontrou tanta força e coragem para entregar-se ao serviço do Evangelho, chegando ao ponto de sacrificar-se por Cristo e pelos irmãos? Irmã Dulce tinha uma vida de profunda oração fundamentada na eucaristia, na palavra de Deus e na devoção a Virgem Maria.
Era uma mulher orante que amava o silêncio. Como superiora das religiosas preocupava-se com a vida espiritual das irmãs, dos doentes que acolhia no Hospital Santo Antônio e de todas as pessoas próximas a ela. Pedia sempre que alimentassem a sua intimidade com Deus perguntando sempre que possível, se tinham rezado e como estava a sua união com Ele. Isto era demonstrado quando visitava todos os dias as enfermarias do hospital, convidando sempre os doentes a rezarem três Ave Marias, distribuindo terços e animando-os sempre dizendo que pela fé em Deus vencemos todo tipo de dificuldade.
Uma das frases que mais repetia era:
O essencial em nossa vida é ter Deus no coração, porque Deus é como nossa respiração, não pode nos faltar, sem Ele não temos vida”. 
O Anjo Bom do Brasil sempre recorreu à inspiração e à luz do Espírito Santo para tomar decisões na sua vida, buscando sempre cumprir a vontade do Senhor no seu viver e no seu agir. Por isso, ela afirmava devemos confiar cegamente na iluminação do Espírito de Deus. Temos a sua força, Ele está em nós”.
A devoção à Sagrada Eucaristia impregnou a vida de Irmã. Dulce de energia e de amor. Este profundo amor por este Santo Sacramento a levava a participar da missa todos os dias, além disso, toda quinta-feira dedicava-se por um momento à adoração ao Santíssimo Sacramento, como também a noite ficava horas e horas na capela em silêncio em profunda adoração a Jesus Sacramentado. No seu leito de dor quando não mais podia deglutir, recebia uma gota de vinho consagrado. Era este Jesus que ela encontrava na Eucaristia que dava forças a ela para entregar-se ao serviço do Reino de Deus.
Algumas devoções marcaram a sua espiritualidade que foram formando o seu modo de agir e evangelizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, dica ou sugestão. Paz e Bem!